Regulamento

I – REGRAS GERAIS

1.1 – Ao se inscrever você concorda que o Loucos do Kart tem os direitos de imagem para usar nas transmissões via youtube, postagens no instagram e através deste site.

1.2 – Poderão participar do campeonato pessoas com idade igual ou superior a 13 (treze) anos. Para pilotos que ainda não completaram 18 anos devem comparecer portando um documento e acompanhados de um maior responsável.

1.3 – Para o formato do campeonato é necessário taxa de inscrição, com direito a uma camiseta.

1.4 – Em cada etapa terão 7 categorias, com o objetivo de melhor nivelamento entre os pilotos, possibilitando chances para que todos possam vencer o campeonato, nas categoria CHUMBO e ALUMÍNIO não há nivelamento, segue:

DIAMANTE

PLATINA

OURO

PRATA

BRONZE

ALUMÍNIO – 75kg

BRONZE – 110kg

 

II – O CAMPEONATO

2.1 – O campeonato será distribuído em 7 etapas, com 1 descarte. O calendário será divulgado em nossas mídias sociais e em nosso site.

2.2 – Os pagamentos das baterias agendadas deverão ser realizados antecipadamente, conforme anunciado pela administração do campeonato.

2.3 – Cada etapa custará R$ 150,00 para inscritos ou R$ 160,00 para não-inscritos.

2.4 – Caso o piloto realize o pagamento da etapa e não possa participar da etapa, o valor ficará como crédito para a próxima etapa do campeonato.

2.5 – Cada corrida valerá aos seus pilotos a seguinte pontuação:

POSIÇÃO

PONTOS

1

35

2

30

3

27

4

25

5

23

6

21

7

19

8

18

9

17

10

16

11

15

12

14

13

13

14

12

15

11

16

10

17

9

18

8

19

7

20

6

21

5

22

4

23

3

24

2

25

1

2.6 – Em caso de empate na classificação final, serão considerados os seguintes critérios de desempate:

1.  Maior número de vitórias;
2. Maior número de segundos-lugares;
3. E assim sucessivamente.

2.8 – A Classificação Final dos pilotos será definida pela somatório de todos os pontos obtidos durante a temporada, considerando descartar a menor pontuação de uma das etapas, vale ressaltar que se o piloto tomar ADV em alguma das etapas, a pontuação desta não será considerada como descarte.

III – ORGANIZAÇÃO DA CORRIDA

3.1 – Os pilotos deverão chegar no local da prova, com no mínimo 60 ( sessenta ) minutos de antecedência, equipado, ou seja, com macacão, sapatilha, protetor de costela e etc.

3.1.1 – Os briefings serão realizados antecipadamente de maneira online, via mídias sociais.

3.2. – Lastro das categorias:

BRONZE – MASCULINO – 90kg/  FEMININO – 80kg
PRATA – MASCULINO – 90kg / FEMININO – 80kg

OURO – GERAL – 90 KGS

PLATINA – GERAL – 90KG

DIAMANTE – GERAL – 90 KGS

ALUMÍNIO – 75KG / CHUMBO – 110 KGS

A certificação de que os lastros se façam presentes no kart é de inteira responsabilidade dos pilotos. 

3.3 – Ao término da corrida, os 7 primeiros colocados terão que subir na balança para se pesar com o objetivo de checar se batem o peso regulamentado da categoria, caso não ocorra, o piloto é desclassificado.

3.4 – Durante o qualify os pilotos poderão trocar de kart 1 vez, caso seja realizada uma 2ª troca o piloto largará dos boxes. A primeira troca não será contabilizada caso o kart esteja com algum problema que o impossibilita de ir para a pista.

 
IV. GRID DE LARGADA E CORRIDA

4.1 – As largadas serão paradas e sempre com apuração do tempo do Qualify.

4.2 – Além das 5 categorias niveladas ( De diamante até bronze ) ocorrerá uma bateria especial, onde na mesma corrida correrão pilots da categoria alumínio e chumbo, o limite será de 15 pilotos alumínio e 15 pilotos chumbo. O grid desta bateria é formada pelos pilotos alumínio na frente e chumbo logo atrás, ao final da bateria os resultados de cada categoria serão separados.


V. PREMIAÇÃO E NIVELAMENTO

5.1 – Ao término de cada etapa serão entregues troféus aos 6 melhores colocados. Além disso haverá premiação para os campeões e nivelamento no final do campeonato.

5.2 – Para os campeões da temporada serão entregues troféus especiais para os 3 melhores colocados e outros 2 troféus para o 4º e 5º.

5.3 – Para efeito de nivelamento do piloto na categoria, usaremos os dados históricos do campeonato em comparação com os tempos de volta apresentados pelo piloto.

5.3.1 – Para os pilotos que participarem como convidados e obtiver resultado expressivos, será realocado em categoria acima na próxima etapa que participar, considerando para a etapa seguinte metade dos pontos conquistados na etapa anterior.

5.4 – Os pilotos que participarão dos sorteios serão os pilotos inscritos e que participaram de todas as etapas da temporada.

5.4.1 – A cada contribuição nas ações sociais o piloto terá o seu nome acrescido mais uma vez na lista de sorteios.

VI – PUNIÇÕES

6.1 – O piloto que se atrasar para o classificação largará do final do grid, não participará da etapa se chegar com a corrida em andamento;

6.2 – As punições serão contabilizadas ao longo da competição e os pilotos sofrerão penalizações em pontos de acordo com a quantidade de ADV.
Os “time penaltys” serão considerados como 2 ADV.
1 ADV = ZERO PENALIZAÇÕES
2 ADV = 5 PONTOS NEGATIVOS
3 ADV = 10 PONTOS NEGATIVOS
4 ADV = 15 PONTOS NEGATIVOS
E assim por diante, perdendo 5 pontos a cada ADV acumulada.
Lembrando que os responsáveis em aplicar ADV são os fiscais de pista, qualquer contestação deve ser realizada ao diretor de prova do Kartódromo ao final da corrida. 

6.3 – Prezamos pelo ambiente saudável nas corridas, disputas são bem-vindas, sempre respeitando os limites de espaço entre os karts e a pista. Condutas antidesportivas graves e reincidentes poderão ocasionar na expulsão do campeonato.

 

CÓDIGO DE CONDUTA

1 – Chegar com 60 minutos de antecedência.

2 – Estarem trajados com a Camiseta Oficial do campeonato.

3 – Se preocupando com a segurança de todos, não é permitido ingerir bebida alcóolica antes das corridas, o kartódromo poderá bloquear sua participação, sem devolução do valor.

4 – Os pilotos têm a obrigação de obedecer quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista.

5 – Evitar realizar “zig-zag” com o pretexto de defender posição. Escolha uma posição de defesa e a mantenha, melhor explicando, é permitido se mexer apenas uma vez durante a disputa de posição.

6 – Jamais usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores.

7 – Condutas agressivas serão advertidas e penalizadas de acordo com decisões da Organização, sujeitas a punição. Exemplos:

– Ameaçar, agredir física, verbal ou gestualmente qualquer pessoa;
– Danificar ou colocar em risco propositalmente os equipamentos ou instalações dos kartódromos;

8 – O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal ( tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts ) estará passível de sofrer punição da direção de prova.
Sua manobra será classificada como “Direção Perigosa” ou “Conduta Antidesportiva”, cabendo inclusive sanções
disciplinares.

Loucos do Kart